O título A instrução dos catecúmenos não traduz literalmente o original De catechizandis rudibus, mas respeita o sentido da obra, voltada para a catequese anterior ao batismo. De fato, ao elaborar estas instruções, Santo Agostinho pensava nos que ainda não se tinham decidido a preparar-se para o batismo(chamados catechumeni no Oriente e auditores no Ocidente), e eram, assim, rudes porque careciam dos“ rudimentos da fé cristã”, mesmo que fossem letrados ou cultos nas ciências profanas. Esta obra sintetiza a pedagogia da fé e oque de melhor a Igreja desenvolveu em sua prática catequética nos primeiros quatro séculos de sua existência. É o mais perfeito documento catequético dos primeiros séculos e retoma a tríplice dimensão da catequese estruturada desde o século III: instrução da fé, introdução na oração litúrgica e conversão dos costumes. Aqui Santo Agostinho revela seu gênio teológico e sua aguda penetração psicológica, dando conselhos e técnicas num tratado simples e breve sobre o modo de conduzir a narração, a arte de exortar e dar preceitos e, inclusive, os meios de evitar o cansaço dos ouvintes com alegria e bom humor.
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